Pular para o conteúdo principal

Postagens

Números Primos + MMC + MDC + Ruby

Segue abaixo um exemplo de implementação de gerador de Números Primos + MMC ( Mínimo Múltiplo Comum ) + MDC ( Máximo Divisor Comum ) em ruby. É um resultado de uma prova de lógica que um amigo meu teve que fazer em java. Colaborações prestimosas de Cirillo Ferreira. require 'Mathn' class Numeric def multiplos(ate = 500) (1..ate).to_a.map{|v| self*v} end def divisores(ate = 500) (1..ate).to_a.map{|v| v if (self%v == 0)}.compact end end module Math def self.mmc(*valor) compara( valor.inject([]){|h, i| h end def self.mdc(*valor) compara( valor.inject([]){|h, i| h end def self.nmr_primos numeros_primos = [] (2..501).each{|i| numeros_primos numeros_primos.uniq! end private def self.compara(arr) arr.inject(arr[0]){|ac, i| ac & i} end end Math::mmc(3,5,8) => 120 Math::mmc(3,5,8,9) => 360 Os métodos mmc e mdc são métodos que aceitam parâmetros indeterminado graças a uma coisa, da linguagem ruby, chamada operador splat, que é aquele asterisco na assinatura do método. ...

TV Digital - Um pouco além do esperado

A seguir lê-se um interessante artigo de Thais Waisman ( Thais@futuro.usp.br ) sobre a TV Digital e a sua interação na educação. TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO: AFINAL, INTERATIVIDADE PARA QUÊ? Este artigo trata de pensar os usos socialmente relevantes da TV Digital Interativa no Brasil. O fato da definição do padrão de transmissão digital terrestre estar na agenda do Governo Federal para uma tomada de decisão breve, faz com que tenhamos que considerar os usos importantes deste veículo de comunicação na educação, ocupando espaços criados pelo Telecurso 2000, agregando novas oportunidades e discutindo a importância da interatividade no contexto da aprendizagem e das mídias digitais. A TV Digital Interativa é um meio de disseminação de informação dirigida à educação e que apresenta elementos da TV, da internet, do rádio e do vídeo, modificando os hábitos de consumo e de atitude do usuário, proporcionando novas formas de relacionamento com a TV, as mídias digitais e a nova c...